A evolução do FAQ ao Servicebot

 

Curiosidades sobre os CHATBOTS (robôs que conversam)

Em 1950, Alan Turing, propôs um teste : Você conversaria através de um teclado com alguém que estivesse em uma outra sala sem saber se lá tinha uma pessoa ou uma máquina.

Se lá existisse uma máquina e ela lhe convencesse que era uma pessoa, esta máquina teria passado no chamado “Teste de Turing”. Seria chamada de uma máquina inteligente, capaz de simular o comportamento de um humano, pelo menos no que diz respeito a conversação.

Já 1966, um primeiro programa chamado “ELIZA” foi criado por Joseph Weizenbaum e aparentemente “passou no teste de Turing”. Portanto, chatbots já existem desde 1966.

 

Curiosidade sobre FAQS e FAQBOTS (robôs que respondem perguntas)

O termo FAQ foi criado entre 1982 e 1985 por Eugene Miya (da NASA) dentro de um projeto que tinha algo parecido com o forum onde se postavam perguntas sobre o espaço (SPACE).

Eram listas de discussão com perguntas e respostas. Também existiam estes conceitos de perguntas e respostas na Usenet (antes da origem da própria web).

Porém o formato de “Listas de Perguntas e Respostas” parece ter surgido a primeira vez em 1647 num livro chamado “A Descoberta das Bruxas” (Discovery of Witches) por Mattwew Hopkins. A lista foi chamada no livro de “Certaine Queries answered” (ou Certas Questões Respondidas). Dizem que o próprio “Catecismo” clássico da Igreja Católica também é uma FAQ...

Logo, FAQ também não é coisa nova… Talvez a ideia de criar um mecanismo de perguntas e respostas que parecesse um chat isto sim tem menos tempo no mercado... Mas o princípio é antigo.

 

Porém Servicebot.... isto é novo !

 

O QUE É UM SERVICEBOT?

Um servicebot é uma entidade viva artificial projetada para executar serviços e transações a partir de conversas, para captar informações externas (ERPs, CRMs, etc) e contextuais (hora, dia, perfil do cliente, etc), para tomar decisões baseadas em regras de negócio e informações obtidas, para calcular, montar frases, elaborar propostas, enviar emails, registrar recados, produzir informações novas, etc.

Conheça o SERVICEBOT-3 - O robô de atendimento de 2ª geração da Tree Tools, um servicebot de verdade, e saiba do que ele é capaz.